Biblioteca


Infra-estrutura

A biblioteca da Faculdade Batista Brasileira do Recôncavo ocupa área física de 320 m². Conta com espaços de estudo individual, salas para trabalho em grupo e leitura.

  1. Instalações para o acervo
    O acervo encontra-se organizado em estantes próprias de ferro, com livre acesso dos bibliotecários. Está instalado em local com iluminação natural e artificial adequada e as condições para armazenagem, preservação e a disponibilização atendem aos padrões exigidos. Há extintor de incêndio e sinalização bem distribuída.

  2. Instalações para estudos individuais
    Na área física total da biblioteca há gabinetes individuais para estudo.

  3. Instalações para estudos em grupos
    A biblioteca dispõe de salas para estudo em grupo.

Adequação do acervo à proposta do curso

  1. Livros
    Encontra-se disponibilizada a bibliografia básica estabelecida nos planos de ensino dos componentes curriculares. Foram adquiridos títulos e exemplares em quantidade suficiente para atender à proposta pedagógica do curso. Foram adquiridas também assinaturas de periódicos. Além disso, foram integrados ao acervo revistas e jornais, CD-ROM, DVD e fitas de vídeo.

  2. Periódicos
    O acervo conta com assinatura corrente de títulos de periódicos nacionais e estrangeiros que atendem às necessidades acadêmico-científicas. Além das assinaturas de periódicos a Instituição viabiliza acesso aos periódicos disponíveis livremente no site da Capes. O Coordenador de Curso e os Docentes incentivam o discente a utilizar o Portal de Periódicos Capes e a Faculdade disponibiliza seus equipamentos de informática para esta atividade.

  3. IBICT
    A Biblioteca está filiada ao Sistema e Redes de Informação Nacionais no sentido de compartilhar Serviços com o Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT), que disponibiliza através do Catálogo Coletivo Nacional (CCN) o acesso aos acervos de periódicos das bibliotecas brasileiras; facilita a obtenção de cópias de artigos, de teses e outros materiais, através do COMUT on line.

  4. Biblioteca Virtual
    A Biblioteca Virtual Universitária (BVU) é uma iniciativa pioneira da Pearson que disponibiliza livros-texto em português no formato digital.
    Considerada em 2005, época de seu lançamento, um projeto arrojado, hoje a BV transformou-se em uma ferramenta indispensável para Instituições de Educação Superior com milhares de acessos diariamente.
    Depois de cinco anos no ar e crescendo continuamente, a BV ganhou novos e respeitáveis parceiros: as editoras Artmed, Manole, Contexto, IBPEX, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Vozes e Scipione entre outras.
    Com essa união, a base de livros disponíveis on-line foi significativamente ampliada de 300 para mais de 3.500 títulos nas mais diversas áreas, como administração, marketing, engenharia, economia, direito, letras, história, geografia, jornalismo, computação, educação, medicina, enfermagem, psicologia, psiquiatria, gastronomia, turismo e outras — todos em português e à disposição dos alunos e professores.
    É possível realizar consultas online aos textos dos livros, inserir anotações e imprimir páginas personalizadas com comentários em qualquer computador com acesso à Internet. A Biblioteca Virtual Universitária democratiza o acesso à informação sem abrir mão da qualidade e atualidade das obras, além de respeitar o direito de propriedade intelectual.
    A Faculdade Batista Brasileira do Recôncavo contratou os serviços da Biblioteca Virtual da Pearson e com ela objetiva alcançar a constante atualização do seu acervo e maior alcance de alunos que podem ter acesso aos livros em qualquer lugar via “portal do aluno” que conta com centenas de títulos das bibliografias básica e complementar disponíveis na internet.
    Com a contratação da Biblioteca Virtual, a FBBR tem a atualização do acervo da biblioteca permanente com a inclusão mensal de novas edições e lançamentos das editoras associadas. Os alunos não necessitam fotocopiar as obras e o número de acessos simultâneos é ilimitado.
    Os alunos têm a sua disposição uma biblioteca on-line com títulos universitários brasileiros, flexibilidade de acesso via Internet na faculdade, em casa ou no trabalho, consulta a múltiplos textos com facilidade; também podem fazer a impressão de até 50% do conteúdo do livro com valores de fotocópia, o acervo está disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana; também tem os recursos de anotações eletrônicas que permitem gravar comentários em seu perfil e o desconto de até 40% na compra da versão impressa dos livros disponíveis na Biblioteca Virtual Universitária.

  5. Centro de Estudos José Aras – CEJAS
    O Centro de Estudo José Aras – CEJAS oferta cursos de capacitação e aperfeiçoamento em diversas áreas do Direito, com tecnologia e vídeo-aulas de alta qualidade, ampliando o acesso ao conhecimento.
    A Faculdade Batista Brasileira do Recôncavo, através de parceria com uso gratuito, disponibilizará as vídeo-aulas do CEJAS para os discentes do curso de direto, como material de apoio pedagógico, através do site institucional e da biblioteca.

  6.  Base de Dados
    A biblioteca disponibiliza sua base de dados do acervo para consulta local e possui microcomputadores com acesso à Internet e consulta a diversas bases de dados, tais como:

    1. DEDALUS - Banco de Dados bibliográficos da USP: Catálogo on-line das 39 bibliotecas do SIBi/USP, com informações sobre livros, coleção de revistas existentes dos acervos, bem como sobre a produção acadêmica gerada na USP, desde 1985 e as teses apresentadas à Universidade, desde 1934.
    2. UNIVÍDEO: base de dados contendo as informações bibliográficas e localização dos filmes e vídeos disponíveis na USP.
      SciELO Scientific Eletronic Library Online: coleção virtual de artigos de revistas científicas brasileiras disponíveis na Internet. Esta traz textos completos de artigos científicos abrangendo todas as áreas do conhecimento, além de possibilitar o acesso aos indicadores de uso e de impacto da literatura nacional.
    3. PROSSIGA: informação e comunicação para pesquisadores, esclarecendo sobre fomento à área de Ciência e Tecnologia, mercado de trabalho, produção científica nacional e outras de interesse. http://prossiga.ibict.br/
    4. SEADE: site que contém informações socioeconômicas sobre o estado de São Paulo.
    5. REDE ANTARES: rede de informação em Ciência e Tecnologia que permite o acesso às bases de dados SITE, CCN - Catálogo Coletivo de Publicações Seriadas (agora também com o acesso Web, somente por intermédio do Firefox ou Explorer, nas versões 4.0 ou superiores), Eventos em C&T, programa de Comutação Bibliográfica - COMUT - e muitas outras informações.
  7. Política de Aquisição, Expansão e Atualização
    Ao início de cada ano letivo, o acervo bibliográfico será atualizado, obedecendo sempre às indicações do Coordenador do curso, ouvido os professores. Durante os anos letivos serão adquiridas novas obras publicadas sempre que houver a necessidade de complementação do acervo existente para que o estudante seja beneficiado no ensino-aprendizagem estando sempre atualizado.
    Atualizar, manter e disponibilizar o acervo do sistema de bibliotecas é uma das metas prioritárias da Faculdade Batista Brasileira do Recôncavo. A proposta objetiva é manter permanente a atualização dos títulos de livros, adquirindo novas edições. Há também um plano de ampliação que está sendo executado paulatinamente, tanto de livros quanto de periódicos, fitas de vídeo e CD Rom.

  8. Serviços
    1. Horário de funcionamento
      A biblioteca funciona em três turnos sem interrupção de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 22h. Aos sábados funciona das 8h às 12h e das 14 às 17h.
    2.  Serviço de acesso ao acervo
      A biblioteca disponibiliza os seguintes serviços: consulta local e empréstimo domiciliar; reserva de livros; levantamento bibliográfico; orientação quanto à normalização bibliográfica (normas ABNT); comutação bibliográfica.
      Forma de acesso e empréstimo:
      O acesso à Biblioteca e o empréstimo serão permitido aos discentes regularmente matriculados nos cursos da Faculdade Batista Brasileira do Recôncavo, aos seus docentes e demais servidores, munidos de identificação pessoal.
      Como Normas Gerais para o adequado uso dos recursos da Biblioteca, temos:

      1. os usuários têm livre acesso às estantes de livros. O Acervo de Referência (Enciclopédias, Dicionários, Mapas, Guias, Coleções, Revistas, Boletins, Jornais etc.) só poderá ser consultado no local, sendo permitido o empréstimo para fotocópia, mediante a solicitação de saída aos funcionários da Biblioteca;
      2. o acesso às Bases de Dados em CD-ROM está disponível para consulta local, por meio de solicitação antecipada;
      3. as pesquisas ao Acervo poderão ser feitas nos terminais de microcomputadores disponíveis na Biblioteca;
      4. o empréstimo domiciliar do material bibliográfico, pertencente ao Acervo da Biblioteca, só é permitido aos discentes, professores e funcionários técnico-administrativos;
      5.  O usuário deverá apresentar a carteirinha com código de barras para a utilização da biblioteca.
    3. Condições para o empréstimo:
      1. o usuário pode emprestar até 2 (dois) livros de cada vez, pelo prazo de três dias; a Biblioteca se reserva o direito de, a qualquer momento, restringir a saída de obras cujos títulos sejam volume único, e estiverem sendo muito solicitadas para os trabalhos de pesquisa;
      2.  as obras emprestadas poderão ser renovadas desde que não tenham sido reservadas;
      3. caso a devolução/renovação não seja realizada na data estabelecida, o usuário pagará multa de R$1,00 por dia de atraso. Nos casos de perda ou dano o usuário deverá repor o mesmo título ou equivalente, indicado pela Biblioteca, não ficando dispensado de multa nos casos de atraso;
      4.  A não devolução do material emprestado implicará impedimento da colação de grau.
    4. Serviços a serem oferecidos:
      1. Acesso a Bases de Dados em CD-ROM.
      2. Catalogação na Fonte.
      3. Comutação Bibliográfica: serviço de busca de informações em artigos de periódicos, via correio ou fax, em Bibliotecas nacionais e internacionais, mediante taxas preestabelecidas (em implantação).
      4. Consulta Local.
      5. Empréstimo Automatizado
      6. Empréstimo Domiciliar.
      7. Empréstimo Interbiblioteca.
      8. Exposição de Livros Novos.
      9. Orientação e Levantamento Bibliográfico.
      10. Pesquisas On-line, por título, autor, assunto ou palavra-chave ao Acervo da Biblioteca
      11. Reserva de Obras.
      12. Visitas Orientadas para novos estudantes, objetivando familiarizá-los com as normas, os serviços e a organização do Acervo.
    5. Acesso a Internet
      Buscando proporcionar aos nossos usuários um serviço de qualidade, e em conformidade com as modernas tecnologias de informação, a Biblioteca está conectada à Internet, por meio do Provedor Internet.
      Durante os anos letivos serão adquiridas novas obras publicadas sempre que houver a necessidade de complementação do acervo existente para que o estudante seja beneficiado no ensino-aprendizagem estando sempre atualizado.
    6. Apoio Bibliotecário
      1. Pessoal técnico e administrativo
        O pessoal técnico e administrativo é integrado por 01 (um) bibliotecário responsável pela coordenação das atividades, 03 (três) funcionários técnico-administrativos e estagiários.
      2.  Apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos
        A Instituição disponibiliza o conjunto de normas da ABNT para normalização de documentação e um Manual de Normas para a apresentação de trabalhos técnicos e científicos, que será adotado para todos os cursos da Faculdade Batista Brasileira do Recôncavo.
    7.  Instalações e laboratórios
      A Faculdade Batista Brasileira do Recôncavo disponibiliza ambientes/laboratórios com instalações adequadas, em quantidade e espaço físico (adequação às especificidades, dimensões, mobiliário, iluminação, etc.) às exigências da formação geral/básica e profissional/específica e ao número de discentes, assegurando sua participação ativa nas atividades práticas.
      Mantém equipamentos em quantidade que atenda às exigências da formação, assegurando a participação ativa dos discentes nas atividades práticas e encontram-se em condições de uso e ainda, mecanismos de manutenção, conservação e calibração que asseguram seu funcionamento permanente e otimizado.
      Os materiais permanentes e de consumo estão disponíveis para atender ao planejamento das atividades práticas requeridas pela formação geral/básica e profissional/específica e em quantidade compatível com o número de discentes.
      A Faculdade Batista Brasileira do Recôncavo possui normas e procedimentos de segurança e proteção ambiental pertinentes, divulgados em locais estratégicos que permitem sua visibilidade, assegurando seu conhecimento e aplicação pela comunidade acadêmica, e as instalações e os equipamentos atendem às normas de segurança.
      As atividades de ensino nos laboratórios são planejadas pelos docentes e validadas pela Coordenação de Curso e pelo técnico responsável pelos laboratórios nas diferentes áreas de ensino, conciliando os serviços prestados pelas diferentes áreas de ensino com as atividades didático-pedagógicas práticas.
    8.  Laboratório de Informática
      Os laboratórios de informática, que disponibilizam para os discentes o acesso à Internet, estão equipados com microcomputadores interconectados via rede, contendo softwares e aplicativos atualizados, visando garantir aos estudantes uso de infraestrutura necessária ao desenvolvimento das atividades acadêmicas. Os laboratórios de informática disponibiliza para os discentes o acesso à Internet.